1º ano do Seminário D. Vicente Zico

O Seminário Dom Vicente Joaquim Zico comemorou no sábado 16 de maio, seu primeiro aniversário, ainda está no seu alvorecer, pois um ano ainda é pouco para compreender a sua grande e sublime missão no chão da Diocese, contudo, as bases que estão sendo firmadas pela equipe formativa do mesmo, muito contribuem e contribuirão ainda mais no processo de amadurecimento vocacional dos inúmeros jovens que passarão pelo seminário.

Não se pode esquecer que o seminário com tão pouco tempo de existência e experiência, está dentro de um plano vocacional ainda maior, visto que com a criação deste, tornou-se possível ver todo o percurso a ser trilhado pelo vocacionado, com as suas etapas formativas diferenciadas, com a linguagem correta e o ambiente propício para a etapa presente. Este seminário ocupa, dentro do processo, a fase do discipulado, e no âmbito acadêmico, dedica-se aos ensinamentos filosóficos.

Fazem parte do atual grupo do seminário os jovens do 1º ano; Rodrigo Peterson, Rogério, João Ciqueira, Iranilson, Felipe, Marcos Romeu, Pedro Lucas, Arlei e Gabriel. E do 2º ano; Daniel, Everton José, Carlos Alberto, Laurentino Júnior, Joílson Montes, Thiago Souza, Jean Soares e o Formador, Padre José Antônio.

A experiência pessoal dentro da casa tem sido de autoconhecimento e isto gera convicções amadurecidas acerca da fé e da própria existência, ajudando a crescer no nível das relações fraternas e na intimidade com o Senhor, razão de ser de todo o processo. Como formando, agradeço imensamente a Providência Divina que sonhou este seminário para nossa Diocese, e, na pessoa do Bispo e da Equipe Formativa, agradeço a Mãe Igreja por estar acompanhando a mim e a meus irmãos para uma maior e mais profunda entrega, igualmente, agradeço a cada um dos dezesseis irmãos por serem para mim verdadeiros sinais de Deus.

Escrito por Joílson Carvalho - Seminarista