Irmãs Filhas de Jesus Crucificado

Fundada no dia 08 de dezembro de 1925, pelo padre Salvatore Vico (sacerdote diocesano), na cidade de Tempio Pausania – Sardenha – Itália.

Atualmente a congregação se faz presente em três continentes: Europa (Itália); América (Brasil); África (Republica democrática do Congo e Gabão).

Estamos no Brasil desde 1966, a nossa primeira missão foi em São Vicente Ferrer – Maranhão na Diocese de Viana. Estamos presente em duas Dioceses no Maranhão: Diocese de Zé Doca (Cidade de Bom Jardim e São João do Carú) e na Diocese de Coroatá (cidade de Peritoró). Estamos nos preparando para celebrarmos os 50 anos de missão no Brasil no próximo ano (2016).

Em Castanhal estamos desde 2004, na paroquia Sant’Ana em Apeú.

O mistério da Cruz em nossa vida: acolhamos o mistério da Cruz na nossa vida como sinal e ação do amor do Pai, que em Cristo realiza seu desígnio de salvação para todo gênero humano. Contemplamos, celebramos e imitamos o sacrifício de cristo para comunicarmos aos fieis a sabedoria e a esperança que da sua Cruz se difundem.

Tendo um Carisma, Oblativo Sacerdotal, a vida da Filha de Jesus Crucificado é totalmente doada pela Santificação dos Sacerdotes, tudo o que somos, que fazemos e realizamos é vivido como oferta. Por isso a nossa colaboração apostólica ao lado do Sacerdote é a de ajudar nas suas fadigas apostólicas como disse o nosso Fundador pe. Vico quando sentiu a inspiração de fundar a Congregação: “que bom seria se tivesse almas generosas que ajudassem os sacerdotes nas suas fadigas apostólicas, instruindo os ignorantes na fé, com a catequese”. Por isso a catequese é o campo predileto em que se expressa a nossa missão evangelizadora, centrada no anuncio do mistério salvífico da Cruz e na missão sacerdotal do povo de Deus.

Obras de misericórdia: exercemos as obras de misericórdia segundo as perspectivas apostólicas do carisma nos campos da educação, da assistência aos doentes físicos e mentais e aos anciãos (na Itália), nos países de missão temos hospitais com ambulatórios, escola infantil, media, e escola profissionalizante de corte e costura, leprosário, etc. (na África). Aqui no Brasil temos dois centros sociais, um em Bom Jardim (Projeto Vida) e outro em Peritoró no Maranhão, onde fazemos diversas atividades como: reforço escolar, escola de musica, esporte, artesanato, computação, etc.