Neste sábado 27, Diocese celebra 11 anos

No próximo dia 27 de fevereiro a Diocese de Castanhal irá comemorar seu XI ano de instalação e o seu V ano de dedicação ao Senhor, duas importantes datas celebradas num mesmo dia e em grande festa por tudo que a Igreja de Castanhal já viveu e ainda vem concretizando no decorrer desses 11 anos. Presidindo a celebração solene estará o Cardeal Cláudio Hummes (amigo do Papa), que iniciará com uma peregrinação feita pelos fiéis a partir das 17 horas saindo da frente da comunidade Auxiliadora e seguindo para a Catedral e início da missa.

A Igreja de Castanhal conta hoje com 34 paróquias, número bem maior de quando foi instituída como diocese. Abrange cidades de quase toda a região do salgado sendo delimitada pelas paróquias de Vigia, Colares, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel, Inangapí, São Domingos do Capim, Santa Maria do Pará, Capanema, Primavera, Quatipurú, Pirabas, Salinópolis, Maracanã, Magalhães Barata, Marapanim, Curuçá e São Caetano de Odivelas. No interior da Diocese estão as paróquias de Terra Alta, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Colônia do Prata, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Nossa Senhora de Fátima em Santa Izabel e Santarém Novo. Em Castanhal ficam as Paróquias de São José, Santa Cruz, Cristo Rei, Cristo Jovem, São João Paulo II, Beato Paulo VI, Santa Terezinha, Sant’Ana e Santa Maria Mãe de Deus.

Ao longo desses 11 anos, muitas obras foram feitas e muitos projetos realizados sob o pastoreio do Bispo Dom Carlos Verzeletti que muito tem se dedicado para o crescimento da Igreja nesta região do Salgado, como a realização de visitas Pastorais e missionárias desenvolvidas em parceria com todas as paróquias. O maior empreendimento desta diocese tem sido a evangelização em todas as comunidades.

No aspecto da cultura e da arte. Muito também vem sendo construído, e o maior presente é o mosaico feito por ocasião dos 10 anos, a Escola de Artes São Lucas que ainda está em obras, o Cenóbio da Transfiguração para espiritualidades de toda a Diocese, centros terapêuticos para dependentes químicos, casas de acolhida como a mesa da caridade que funciona em Castanhal e para as grávidas na Vila do Americano, entre outros projetos que ganham destaque pelo estado.