Retiro das Dioceses de Cametá, Castanhal, Bragança e Abaetetuba

Cardeal pede que não permaneçam no "velho"

O encontro foi encerrado com a reflexão de que mundo está cada vez mais envolto à tecnologia, e a Igreja mais ainda agredida pelos meios e pelas pessoas que dela não querem fazer parte e que aproveitam de espaços para apedrejarem, ou os próprios meios que distraem os jovens e tantos adultos, distanciando do essencial que a Igreja de Deus propõe, que é o encontro e a evangelização. Em sua última mensagem no encontro, Dom Cláudio Hummes pediu, que os padres não fiquem agarrados ao "velho", mas, se abram ao novo.

Essa abertura, disse ele, é estar dispostos. O próprio padre ser o novo, pois o Evangelho é novidade, reforçou o cardeal.

Lembrar sempre que mesmo quando se cansa, Jesus permanece a seu lado. Buscar as ovelhas sem se preocupar com retornos pessoais, amando as ovelhas.

Continuando naquilo que pede o Papa, o cardeal que é amigo pessoal do pontífice, disse que, não espera que as ovelhas venham, mas que vão atraz, busquem pelos fiéis, façam-os vir para a casa do Senhor.

Pediu também que os padres aprendam a viver no pouco, pois os fiéis querem ver seu pároco partilhar. Dom Cláudio, se mostrou muito simples e acessível, não dispensando a presença dos seus irmãos sacerdotes.

Para finalizar, o cardeal destacou a presença junto aos pequeninos, abraçar os pobres, e reforçando disse que os grandes sábios fizeram justamente isso, e como exemplo Madre Tereza de Calcutá.