Nesta Quinta-feira Santa - Missa do Crisma na Catedral

Esta Missa é o prelúdio do Tríduo Pascal, que se inicia, propriamente, com a missa vespertina da Ceia do Senhor. Na Missa do Crisma se abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermo e se consagra o Santo Crisma. Por isso chamada também de “Missa dos Santos Óleos”.

Renovam-se, nesta Missa, as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isto também chamada de “Missa da unidade”. Expressa a comunhão diocesana em torno do mistério Pascal de Cristo, um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação vivida das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Dom Carlos Verzeletti é quem presidirá a celebração da Santa Missa e terá ao seu lado os presbíteros de toda a Diocese. Dentre eles, os padres diocesanos, religiosos como os freis capuchinhos, padres de outros estados e de outras ordens e dioceses que estão presentes e servindo na Diocese de Castanhal.

Como nos outros anos será celebrada de modo solene e com riqueza de detalhes sagrados, iniciando às 9 da manhã e seguindo com procissões dos padres e dos óleos a serem consagrados. É aberta a toda comunidade, convidada a fazer parte da grande mesa de comunhão.