XI CAMINHADA DA JUVENTUDE – TRÊS MIL JOVENS, MILHARES VISITADOS EM MISSÃO E FAMÍLIAS NO CENTRO DA RE

Diocese de Castanhal realizou a décima primeira caminhada da juventude. Cerca de 3 mil jovens participaram das missões, catequeses e celebrações. Um evento de encher de alegria a cidade de Capanema e revelou o ardor missionário da juventude.

Ainda era tarde quando as primeiras caravanas chegaram na cidade de Nova Timboteua. O local fez a primeira acolhida dos jovens que trocaram os dias de férias e praias por uma experiência de evangelização. A abertura relembrou a história do evento que culmina todo o trabalho realizado pelo setor juventude na diocese.

O primeiro desafio dessa turma foi percorrer os 27 km até a cidade de Capanema, cidade que sediou a caminhada deste ano. No trajeto, muita animação.

Com o raiar do sol, os primeiros sinais de cansaço apareceram, mas o desafio estava prestes a ser cumprido com a chegada na praça onde foi realizada uma missa.

Acolhida e solidariedade

A caminhada desperta solidariedade. Os moradores da cidade abriram as portas das casas e acolheram os participantes durante os cinco dias de eventos. Uma experiência de confiança e de amor.

Na programação catequeses, missas, visitas às famílias, confissões, apresentações culturais e evangelização. Além disso, os jovens foram motivados a refletir sobre o futuro com o tema “Jovem o que tu sonhas para a tua Família?”.

Para muitos esta é a primeira experiência longe de casa, um abandonar-se pelo outro. Nas missões porta a porta puderam conhecer novas realidades e vivenciar o anúncio do evangelho.

Para organizar cada detalhe, mais de 200 voluntários se doaram incansáveis. Palcos, som, acolhidas, alimentação e toda a estrutura necessária foi minunciosamente preparada. Trabalho acompanhado de muita oração.

Adoração – ponto alto na Caminhada da Juventude

Um dos momentos mais esperados é realizado na véspera do encerramento. A cidade respira evangelização e fica animada com a passagem da procissão de três mil jovens. Todos com o olhar dirigido à Jesus Eucarístico, uma adoração à céu aberto revela o que uniu tantos jovens num mesmo lugar. O Amor a Cristo.

A Caminhada da Juventude marca a vida desses jovens que como igreja aprendem em comunidade a experiência da partilha e missão. A partir ao encontro do outro e a viver de coração e mãos abertas, que pulsam vida e caridade. Com certeza uma experiência inesquecível.