Formação com Dom Carlos Verzeletti


Família, berço da iniciação à vida cristã

------------------------------------------------------

Olá amigos da Diocese de Castanhal, daqui do site e todos aqueles que têm acompanhado nossas atualizações com muita dedicação. Esta semana, 13 a 17 de novembro, faremos um conjunto de ensinamentos feitos por Dom Carlos acerca da "Família como berço da iniciação cristã."

Os textos chegarão em seu email todos os dias, se você já é cadastrado em nosso em nosso site, caso ainda não seja, estará sempre disponível diariamente aqui na página.

-----------------------------------------------------

Queridos irmãos e irmãs,

no Conselho Diocesano de Pastoral de novembro (2016) para orientar nossa ação evangelizadora de 2017 escolhemos este objetivo: “Família, berço da iniciação à vida cristã”.

A família cristã

é o ambiente educativo

por excelência

onde a fé é transmitida,

germina, cresce: cabe, pois, antes de tudo as famílias comunicar os primeiros elementos da fé aos próprios filhos, desde crianças. São elas as primeiras “escolas de oração”, os ambientes onde ensinar quanto seja importante estar com Jesus escutando os evangelhos que nos falam dele.

Os cônjuges cristãos são os primeiros responsáveis daquela “introdu- ção” à experiência do cristianismo do qual pois, quem se beneficiará levará consigo a semente por toda a vida. Certamente tudo isso constitui um grande desafio frente as evidentes dificuldades das nossas famílias na tarefa educativa à fé. O fato de muitos pais não conhecerem Jesus e não ter tido a alegria de encontrá-lo porque faltou quem os levassem ao seu encontro, aumentou o vazio educativo em seus lares. Por causa disso, suas crianças, adolescentes e jovens nunca receberam o anuncio do Evangelho e nós no momento em que os acolhemos na catequese não podemos pressupor quase nada a respeito da educação à fé nas suas famílias.

Preocupa-nos a falta de interesse dos pais que têm crianças, adolescentes e jovens na catequese. A partir deste ano queremos, propor aos pais um acompanhamento sistemático na formação religiosa de seus filhos. Optamos por uma catequese que tem Jesus Cristo como centro da fé e ponto irradiador para o entendimento de toda a história da salvação. Inspiramo-nos no caminho catecumenal, mas adaptando-o à nossa realidade como processo de formação catequética.

Dom Carlos Verzeletti

Bispo da Diocese de Castanhal

#ensinosdeDomCarlos

68 visualizações