Por que ir à Missa aos Domingos? - Catequese do Papa Francisco 13.12.2017


A Santa Missa - 4. Por que ir à Missa aos Domingos?

Caros irmãos e irmãs, bom dia!

Retomando o caminho das catequeses sobre a Missa, hoje nos perguntamos: por que ir à Missa aos Domingos?

A celebração dominical da Eucaristia é o centro da vida da Igreja (cf Catecismo da Igreja Católica, n. 2177). Nós cristãos vamos à Missa no Domingo para encontrar o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixar encontrar por Ele, escutar a sua Palavra, nos alimentar da sua mesa, e assim nos tornar Igreja, ou seja, seu corpo místico vivo no mundo.

Os discípulos de Jesus entenderam desde o primeiro momento quando eles celebravam o encontro eucarístico com o Senhor no dia da semana que os Hebreus chamam “o primeiro da semana” e os Romanos “dia do sol”, porquê naquele dia Jesus ressurgiu dos mortos e apareceu aos discípulos, falando com eles, comendo com eles, dando a eles o Espírito Santo (cf Mt 28,1; Mc16,9.14; Lc 24,1.13; Jo 20,1.19), como escutamos na leitura bíblica. Também a grande efusão do Espírito Santo aconteceu no Domingo, cinquenta dias depois da ressurreição de Jesus. Por essa razão, o Domingo é dia santo para nós, santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor em meio a nós e para nós. É a Missa, então,o que torna o Domingo cristão! O Domingo cristão está centrado em torno da Missa. Que Domingo é, para um cristão, que qual falta o encontro com o Senhor?

Existem comunidades cristãs que, infelizmente, não podem usufruir da Missa todos os Domingos; mas elas ,também,neste santo dia, são chamadas a recolherem-se em oração no nome do Senhor, escutando a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia.

Algumas sociedades secularizadas perderam o sentido cristão do Domingo iluminado pela Eucaristia. É pecado, isto! Neste contexto é necessário reavivar esta consciência, para resgatar o significado da festa, o significado da alegria, da comunidade paroquial, da solidariedade, do repouso que restaura a alma e o corpo (cf Catechismo della Chiesa Cattolica, nn. 2177-2188). É a Eucaristia a mestra de todos esses valores, Domingo após Domingo. Por isso o Concílio Vaticano II reiterou que “o Domingo é o dia de festa primordial que deve ser proposto e recomendado à piedade dos fiéis, de forma que seja também de alegria e de abstenção ao trabalho”(Cost. Sacrosanctum Concilium, 106).

A abstenção dominical do trabalho não existia nos primeiros séculos: é uma peculiaridade específica do cristianismo. Por tradição bíblica os judeus repousam o sábado, enquanto que na sociedade romana não havia um dia da semana para a abstenção dos trabalhos servis. Foi o sentido cristão de viver como filhos e não como escravo, animado pela Eucaristia, a fazer do Domingo - quase universalmente - o dia do repouso.

Sem Cristo estamos condenados a sermos dominados pelo cansaço quotidiano, com suas preocupações, e pelo medo do amanhã. O encontro dominical com o Senhor nos dá a força de viver o dia de hoje com confiança e coragem, e ir adiante com esperança. Por isto nós cristãos vamos encontrar o Senhor aos domingos,na celebração eucarística.

A Comunhão eucarística com Jesus, ressuscitado e vivo pela eternidade, antecipa o Domingo sem fim, quando não haverá mais fadiga, nem dor, nem luto, nem lágrimas, mas, somente a alegria de viver plenamente e para sempre com o Senhor. Também é sobre este santo repouso que fala a Missa do domingo, ensinando-nos ao longo da semana, a entregar-nos nas mãos do Pai que está nos céus.

O que podemos responder a quem diz que não serve de nada ir à Missa, nem mesmo aos Domingos, porque o importante é viver bem, amar o próximo? É verdade que a qualidade da vida cristã se mede com a capacidade de amar, como disse Jesus: “Nisto todos saberão que sois meus discípulos: se tiverem amor uns pelos outros” (Jo 13,35); mas como podemos praticar o Evangelho sem buscar a energia necessária para o fazê-lo, um Domingo após o outro, na fonte inesgotável da Eucaristia? Não vamos à Missa para dar algo a Deus, mas para receber d’Ele aquilo que realmente necessitamos. A oração da Igreja nos recorda isso, quando assim se dirige a Deus: “Tu não tens necessidade do nosso louvor, mas por um dom do teu amor nos chamas a dar-te graças; os nossos hinos de glória não aumentam a tua grandeza, mas nos proporcionam a graça que nos salva” (Missal Romano, Prefácio comum IV).

Concluindo, por que ir à Missa aos Domingos? Não é suficiente responder que é preceito da Igreja; isso ajuda a manter o valor, mas só isso não é suficiente. Nós cristãos temos a necessidade de participar da Missa dominical porquê somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e em nosso meio, podemos colocar em prática os seus mandamentos, e assim sermos suas verdadeiras testemunhas.

Assista a Audiência Geral aqui

#catequesePapaFrancisco #catequese #igreja

55 visualizações