CARNAVAL COM CRISTO

No próximo final de semana, será muito comum encontrar em quase todos os cantos da Diocese, grupos de pessoas que se retiram para viver momentos de espiritualidade durante o carnaval. Estranho né? Mas, para os cristãos, mesmo num tempo de folia, é possível encontrar uma oportunidade para ficar mais perto de Deus em oração e também com alegria, visto que muitos cânticos da igreja possuem muita cadência e são capazes de agitar o povo de Deus positivamente.

O carnaval é a festa mais popular do mundo, mas não é uma festa cristã, por mais que algumas pessoas insistam em encontrar alguma ligação. O que ocorre é que, se realiza sempre 47 dias antes da Páscoa, mas este número só é possível pelo fato de acontecer antes da quarta feira de Cinzas, esta, que também nao entra nada com a festa do carnaval realizada por pessoas que não têm intenção nenhuma de vivê-la da forma cristã.

A realização dos Carnavais com Cristo, já é uma alternativa encontrada pelos cristãos de estar fora do que distorce completamente aquilo que se vive durante o ano, quanto a vivência da liturgia na vida da igreja e no âmbito social.

Os carnavais das paróquias, de grupos e comunidades, são eventos particulares elaborados e realizados com o carisma de cada grupo, se retirando para fazendas, agrovilas ou mesmo em lugares mais reservados na cidade.

Revisão: Jorge Corrêa e Telma Lemos