Pastoral Familiar Realiza Encontro Diocesano

O Centro de Formação da Diocese de Castanhal, Cenóbio da Transfiguração, sediou no último final de semana o 1º Encontro da Pastoral Familiar Diocesana do ano 2018, com o tema: “Leigos e leigas, pela vivência do Batismo, Cristãos Testemunhas, Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Na sexta-feira, dia 17, ao som da viola do compositor e vocalista Elias Nascimento, que é da Paróquia Cristo Rei e autor, inclusive, do canto que animou todo o encontro, os casais das diversas paróquias da Diocese , alguns deles trazendo seus filhos menores, chegavam e eram acolhidos pelo ensaio musical e pelo casal Diácono Gilvan e Cilene, que são coordenadores dessa Pastoral.

Logo no início da noite, algumas dinâmicas de interação foram se transformando em momentos de oração, já introduzindo o tema a ser estudado. Os símbolos: sal e vela acesa (luz), postos sobre a mesa , logo foram explicados e mostrados como fazem a diferença na vida cotidiana segundo o Evangelho: Mt. 5,13-14.

No sábado, o Pe. Pedro Bodei, abordando a vivência do Batismo, disse que a preocupação da Igreja, hoje, não é correr para batizar, mas para evangelizar. E para abrir espaços nos corações, daquilo que é a presença , a graça e a ação de Deus na nossa vida, existe o caminho da Iniciação à Vida Cristã , o Catecumenato. Esses passos ajudam a criar consciência sobre a vivência do Batismo e ele citava as Pequenas Comunidades como um lugar onde a Pastoral Familiar pode ajudar os irmãos a redescobrir esses valores e assumir atitudes concretas.

Em seguida, Pe. Napoleão Iubel, a partir do Doc. 107, que trata do protagonismo dos Leigos na Igreja e na Sociedade, focalizou o papel dos leigos na família. Fazendo uma leitura dirigida , fez memória histórica da ação do leigo a começar da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, do Papa Paulo VI. Lembrou da Campanha da Fraternidade 1964 que tinha como lema: “Você também é Igreja” ,dos Documentos das Conferências de Medellin e Puebla e os Documentos nº 62 e nº105 da CNBB, entre outros, refletindo sobre pontos marcantes desse personagem principal chamado Leigo . Na programação vespertina, o Professor Victor Paiva, membro da CJP – Comissão de Justiça e Paz/Castanhal, apresentou a C.F. 2018, cuja temática é Fraternidade e a Superação da Violência e que tem muito a nos comprometer como Famílias / Cristãos Leigos na sociedade e no mundo.

No domingo, após a Santa Missa, Dom Carlos, dando sequência ao encontro , falou aos presentes acentuando os “ Cristãos Testemunhas, Sal da Terra e Luz do Mundo” no primeiro ambiente que é a Família. Com alguns questionamentos iniciais, perguntava: “ Como estão as nossas relações, fraternas ou conflitivas? ... Jesus nos diz: Vós sois, e não tu és, para nos dizer que não é só uma presença individual, mas também a presença de uma comunidade, e as Pequenas Comunidades de casais fazem uma grande diferença ... Temos que ser esses sinais: sal e luz na vida das pessoas... . Jesus quer que sejamos cristãos que assumam o seu Batismo na comunidade ... Vejam algo que o sal e a luz têm em comum, e em que eles fazem a diferença . É como se Jesus dissesse que nós, seus discípulos fazemos a diferença. Através do sal e da luz a realidade muda. Onde se põe o sal e onde chega a luz, as coisas mudam. Por onde formos, as coisas deverão ter um sabor diferente, terão que aparecer de maneira diferente. Nós levamos esse sal e essa luz e temos que ter um comportamento, postura de cristãos ... uma vida modelada na vida de Cristo”. Ao término da conferência do nosso Bispo, sucederam-se alguns minutos de avaliação e com um pedido especial para a observância da agenda diocesana para o ano 2018, foi encerrado o encontro.