ENCERRA A III VISITA PASTORAL EM SÃO DOMINGOS

Encontro com uma fé simples e genuína – assim Dom Carlos definiu a semana intensa de visita pastoral na paróquia de São Domingos de Gusmão.

Pelos rios atravessados em barcos, pelas comunidades nos encontros com catequistas, lideranças e todo o povo, ouvindo e falando – esta é a dinâmica da visita que percorreu todas as paróquias, os rincões da diocese no nordeste paraense. No domingo, dia 11, a missa de encerramento lotou a igreja matriz da paróquia com pessoas da sede do município e das comunidades interioranas, para celebrar a grande festa que foi a visita pastoral, um momento de graça.No quarto domingo quaresmal, o amor do Senhor foi tema da liturgia da Palavra e da homilia de Dom Carlos.

No ofertório, frutos da terra e do trabalho foram levados ao altar com representação da realidade local, e além destes o pão eucarístico, que é alimento espiritual e também recorda o pão de cada dia. A gratidão do povo foi expressa pelas palavras do padre Daniel Barros no final da celebração: “a visita pastoral a nossa paróquia deixou grandes frutos e certamente a presença de Dom Carlos em nossa paróquia, em nossas comunidades, trouxe muita esperança e também muita alegria”.

E comunicar a visita, os encontros, é a missão assumida pela Pastoral da Comunicação da paróquia, que recentemente recebeu equipamentos de som e edição para a realização do trabalho na comunicação local.Para Dom Carlos, a visita é alimento para sua missão, são encontros com pessoas de fé enraizada e firme: “é com alegria que retorno para Castanhal após essa intensa semana de Visita Pastoral, em que eu bebi na fé genuína de tantos irmãos, homens e mulheres simples, que de verdade acreditam e vivenciam o evangelho”, comentou o Bispo diocesano.

Visita Pastoral: A Missão continua.

A Visita Pastoral é uma atividade, desenvolvida na Diocese, em o bispo vai ao encontro de cada realidade paroquial e local, animando, acompanhando os avanços e desafios das comunidades e paróquias da Diocese de Castanhal. A visita pastoral está em seu terceiro ciclo, sendo que cada ciclo dura de dois a três anos para ser completado.A próxima visita pastoral acontecerá na segunda semana do mês de maio, após realização de atividades como: o retiro dos padres e a 56ª Assembleia Geral da CNBB e a Semana Teológica, nos meses de março e abril.Revisão: Professora Telma Lemos Yonara Santos

Texto: Paulo correa

Fotos: Erivan Freitas