ENCONTRO DE SECRETÁRIOS PAROQUIAIS NO CENÓBIO

O encontro foi realizado no último fim de semana. Os secretários além de formação intensa com o Administrador Eldio Sena da Paróquia de Santa Cruz e Renato da Paróquia de Cristo Jovem, experimentaram momentos de espiritualidade, com celebrações de missas e a oração das laudes, a qual é uma grande experiência para quem faz encontros no Cenóbio da Transfiguração.

Os secretários exercem papel importantíssimo na paróquia e muitas vezes é a única voz entre o pároco e os líderes comunitários, o que cobra muita sintonia com o que ocorre na paróquia e nas comunidades, pois ele é também é a voz destas em relação ao padre.

Segundo Éldio Sena, responsável e principal formador no encontro, a programação tem por objetivo realizar a capacitação do secretário, levando em conta que o padre é auxiliar do bispo, e o secretário é o auxiliar do padre. Embora o padre não tenha estudado administração, precisa realizar na paróquia um processo administrativo, e por isso o secretário tem papel fundamental e compromisso na organização tanto de contas, como de documentos e de toda estrutura administrativa.

O encontro se encerrou ao meio dia de domingo e desde então, os secretários vêm colocando em prática o aprendizado.

Revisão: Yonara Santos