JORNADA VOCACIONAL 2018

Um encontro que vem dando certo e gerando frutos, a Jornada Vocacional aconteceu no último domingo, dia 2, no colégio São José, no centro de Castanhal.

Era cedo e já iam chegando as comitivas, os jovens de diversas paróquias, mas também casais, religiosas, seminaristas, todos unidos para um dia de diálogo sobre as vocações.

A Pastoral Vocacional tem se empenhado em afinar o diálogo com os jovens, criando canais na internet e principalmente indo até as paróquias fazer um acompanhamento de perto, com muita conversa, falando da beleza da vocação sacerdotal, religiosa, mas também da família e matrimônio.

Como resposta, a participação neste Dia Vocacional foi notável, seja pelo número ou pelo clima de festa que tomou conta do encontro desde o início.

Iniciando com a missa, o encontro teve espaço para testemunhos da vida consagrada, consagração à Nossa Senhora, catequeses, apresentações e partilhas, adoração, confissões e estandes para as congregações religiosas e o seminário João Paulo II, além de muita festa e oração, na alegria do evangelho.

O tema da Jornada Vocacional foi “Eis-me aqui, envia-me, Senhor”, inspirada no Livro de Isaías. “Tudo num clima gostoso de acolhida e fraternidade que o próprio Espírito Santo vai promovendo”, comentou o padre Silvestre pela manhã.

Nos estandes, religiosas de diversas idades e em diferentes etapas de formação falavam aos jovens sobre cada carisma de suas congregações. “É com grande alegria que eu falo desta Igreja que abre espaço para a juventude, principalmente quando a juventude muitas vezes não sabe o que é vocação e essa experiência é muito boa”, comentou Camila dos Santos, que está em formação pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus, em Castanhal.

O bispo fez a catequese que antecedeu o almoço, e falou sobre a Jornada: “A Jornada Diocesana Vocacional está muito bonita, participativa. É bonito ver os jovens procurando perceber, ouvir o chamado de Deus, para poder dar com alegria a sua resposta pessoal”, disse o bispo.

Por Paulo Corrêa