CNBB REGIONAL NORTE 2 REALIZA REUNIÃO AMPLIADA DOS COMITÊS REPAM

Na última sexta-feira (17), teve início o Encontro Ampliado dos Comitês REPAM do Regional Norte 2 da CNBB, que seguiu até o domingo (19), em Belém. O encontro foi o primeiro passo para a articulação das ações após o Sínodo para a Amazônia, realizado em outubro do ano passado, em Roma.

A programação seguiu a dinâmica dos eixos de ação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que são: Eixo Igreja de Fronteiras; Eixo Direitos Humanos; Eixo Povos Indígenas; Eixo Socioambiental; Eixo Formação e Métodos Pastorais e Eixo Comunicação. Em cada eixo foram apresentadas iniciativas já existentes no Regional e as provocações e propostas feitas pelo Documento Final do Sínodo.

Da Diocese de Castanhal, esteve presente o Secretário Pastoral Diocesano, Victor Paiva,ofs, que integra o eixo de Formação e Métodos Pastorais.

Ao final do encontro, foram lançadas linhas de ações para o presente ano, que deverão se tornar vida nas dioceses e prelazias do Regional, no caminho de implantação das propostas sinodais, enquanto aguardam a Exortação Apostólica do Papa Francisco.