COMISSÃO ITALIANA C.E.I. VISITA OBRAS NA DIOCESE DE CASTANHAL

Na tarde da sexta feira, 24 de janeiro, uma comissão vinda diretamente da Itália passou pela Diocese de Castanhal para acompanhar os trabalhos realizados nos conjuntos, Escola das Artes São Lucas e no Centro de Comunicação Mãe de Deus.

O porquê da visita é pelo fato que a CEI, Comissão Episcopal Italiana, apoiou os projetos acima citados realizados nos últimos 10 anos em nossa Diocese, ao passo que esta faz os investimentos, mas que também monitora ao longo dos anos os procedimentos, e por isso, mesmo que fosse uma rápida visita, Dom Carlos fez questão de acompanhá-los pessoalmente nos resultados de cada projeto.

A CEI é uma assembléia oficial dos bispos da Itália que existe desde 1971, para uma melhor compreensão é como a nossa CNBB aqui do Brasil. A CEI Italiana possui fundo para ajuda que destina a países em desenvolvimento de todo o mundo, e é por este fato que o Brasil também é contemplado, além de outros estados, o Pará com as cidades de Belém e Castanhal, recebem ajuda financeira para a realização de projetos que favoreçam a inclusão das classes mais carentes em programas educativos e sociais.

Nas comunidades dos bairros periféricos da castanhal foram construídos espaços que servem para os encontros e reuniões da comunidade, além de ser também um ambiente para reuniões importantes e tratar de questões relevantes dos bairros, é ainda espaço para celebração das liturgias, incentivando o encontro e a prática de fé da comunidade.

Para a Escola de Artes São Lucas, foi destinado quase toda a verba para a construção e conclusão da obra, ficando apenas um percentual onde a cidade e a Diocese entram com a contrapartida, como terreno, aterro e infraestrutura.

No Centro Diocesano de Comunicação da Diocese de Castanhal, a CEI contribuiu com a compra de muito dos materiais e montagem de alguns estúdios de rádios e tvs, por este fato priorizou-se em inserir as paróquias nas quais já existiam antenas de transmissão da TV Nazaré, incluindo Vigia, que é também núcleo de transmissão da Rádio Mater Dei.

Os visitantes demonstraram muita satisfação com o resultado que viram, e parabenizaram Dom Carlos pelo empenho e desenvolvimentos dos projetos apoiados pela comissão, depois de castanhal os representantes seguiram para Belém para acompanharem outros projetos brasileiros.