Caminhada da Juventude 2014 - Pt. 3

13/08/2014

A caminhada da juventude, e o acampamento no Cocal do Atalaia, deixam marcas profundas em quem se dispõe a viver a experiência, com intensidade e abertura de coração, desprendimento.

Cada momento tem um significado diferente e individual para cada um.

Mas entre todos os dias de acampamento, o sábado à tardinha ganha um significado todo especial – é a adoração no promontório.

Além de passar algumas horas contemplando o símbolo do corpo de Cristo feito pão, alimento para o Espírito, o cenário desta adoração ajuda a contemplar as maravilhas da criação. O promontório é uma formação elevada que se forma no litoral, no limite de uma área de praia.

Mais próximos do céu e com o barulho do mar, os jovens alternam com o bispo diálogos e cânticos.

É um momento de se experimentar uma profunda experiência de Deus, com a fala inspirada do bispo dom Carlos, o sol ia se pondo mas permanece a luz da fé, o Santíssimo Sacramento, que não se deixa apagar.

Na missa de encerramento, o envio do bispo, para que os jovens fossem evangelizar, compartilhar a alegria do Evangelho, não apenas através da internet, mas principalmente no anúncio e no testemunho pessoal. Como não lembrar aquele outro envio, há pouco mais de um ano, em Copacabana, na missa de encerramento da JMJ Rio 2013?

As palavras de incentivo do bispo Dom Carlos, à missão, e do padre Sávio, que agradeceu e disse que ajudaria a dar a conhecer a todo o Brasil este acampamento da Diocese de Castanhal, marcaram essa manhã. O proprietário do Cocal do Atalaia, o empresário João Felício, também falou aos jovens, relatando um breve testemunho, agradecendo e pedindo orações aos jovens.

Antes do meio-dia, os jovens já começavam a retornar para suas paróquias – muito cansaço, mas a sensação de missão cumprida, ou melhor, de um novo horizonte de missão, até os confins da terra (cf. Mt 28, 19).

Dom Carlos fala sobre o painel onde eram colocadas diariamente palavras-chave do acampamento