Estudo do Concílio Vaticano II encerra na Catedral

20/09/2014

A diocese de castanhal realiza semestralmente estudos de documentos produzidos durante o Concílio Vaticano II para maior compreensão e até mesmo conhecimento, por parte de leigos e religiosos de castanhal e demais paróquias.

Neste semestre, o documento chave foi a Gaudium et Spes, e quem ministrou o estudo foi o padre Davide.

O concílio vaticano ii é um marco na história da igreja – uma atualização e proposição de novos rumos, sem deixar de lado a tradição de aproximadamente dois milênios.

Entre os temas, a liturgia, o povo de Deus e a doutrina social da igreja. Ainda que tenha completado já 50 anos de sua abertura, o concílio permanece desconhecido e até mesmo pouco considerado por muitos fiéis, por isso, os estudos de seus documentos são tão importantes, tanto para o acesos à produção dos bispos conciliares, quanto para a discussão de temas ainda tão atuais, como a desigualdade social e o anúncio do evangelho.

Que tenha muitos frutos na ação pastoral de todos que participaram, e que seja partilhado nas comunidades da diocese.

Paulo Correa