37ª Romaria de Capanema: mais de 15 mil pessoas numa caminhada de fé e devoção

07/10/2014

A comunidade Católica de Capanema mais uma vez demonstrou a grandeza de sua fé durante 37ª Romaria de São Francisco de Assis. O evento religioso ocorreu na madrugada do último sábado, dia 4 de outubro, com saída da Capela de São Francisco, no Centro da Cidade, por volta das 03h30. A romaria passou pelas paradas de praxe, onde os romeiros paravam para rezar e tomarem água para depois continuarem até a parada final, na capela de São Francisco, zona rural Nova Assis, no Km 11.

Mais uma vez impressionou a grande quantidade de pessoas que participaram, Com o tema “São Francisco, o mensageiro da alegria”, aproximadamente de 15 a 20 mil peregrinos participaram da procissão este ano. Os fieis, muitos fervorosos, percorreram ao todo 11 quilômetros em quatro horas, numa demonstração da devoção a São Francisco de Assis.

Além dos romeiros que anualmente estão presentes na caminhada da fé, a cada ano cresce aqueles que são conhecidos como os pagadores de promessa, que são aquelas pessoas que dizem ter se rogado ao santo para alcançar uma graça e, em pagamento pelo pedido realizado, eles caminham trajados com as vestes de Francisco.

Por volta de 7h da manhã os romeiros chegaram à Capela de São Francisco, em Nova Assis. Lotando o pátio e a capela. O último momento do evento religioso foi a celebração campal da tradicional missa, que foi presidida pelo bispo Dom Carlos e concelebrada por frei Rodrigo e os diáconos.

Preparativos - Durante os nove dias que antecederam a 37ª Romaria foram realizados a novena na Comunidade de Nova Assis, na zona rural e na Comunidade de São Francisco no Centro urbano da cidade. As duas comunidades este ano trabalharam de forma integradas refletindo sobre os mesmos temas. Além da novena, foi realizada ainda uma carreata no dia 3 de outubro com a transladação da imagem saindo de Nova Assis até a Comunidade de São Francisco em Capanema.

A Capela de Nova Assis também passou por algumas reform

as para melhor receber os romeiros, ganhado nova pintura, reforma no telhado e um Tal com iluminação de neon.

Tradição - Iniciada na década de 1970 por um grupo de franciscanos da Ordem Terceira a Romaria de São Francisco, ou caminhada dos 11, como é popularmente conhecida pelos os capanemenses já se tornou uma tradição que arrasta uma multidão de romeiros todos os anos. Segundo os organizadores a Romaria de Capanema, já se tornou uma das maiores manifestações religiosas da região, perdendo apenas para o Círio de Nazaré na capital do estado.

Pascom Capanema