Pitimandeua: comunidade remanescente de Quilombo homenageia Nossa Senhora

10/11/2014

Várias pessoas de diversas comunidades se encontraram em Pitimandeua para homenagearem a Mãe de Deus, no último domingo, 9. Esse ano a romaria completou 115 anos de devoção manifestada nos cantos, orações e agradecimentos dos fiéis, que saem pelas ruas da comunidade remanescente de quilombo.

 

A presença da cavalaria destacava na cultura local a devoção mariana - os cavaleiros traziam suas homenagens e pedidos, apresentando uma mãe que em muitos momentos socorreu seus pais e avós que fugiram da escravidão.

 

As crianças abriam o percurso vestidas de anjo, cantando e rezando junto aos seus familiares que atentamente apresentam a fé cristã a seus filhos.

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré faz parte da cultura paraense e se manifesta a centenas de anos em muitas comunidades. Pitimandeua é uma comunidade de profunda devoção a Mãe de Deus, pois podemos encontrar essa característica no símbolo representado pela imagem da virgem na praça central, acolhendo a todos aqueles que por herança sabem o verdadeiro sentido da liberdade através do amor presente nos abraços acolhedores de Maria.

 

A missa destacou, no final da programação, o exemplo de Maria, e assim, muitos fiéis levaram em seus corações a certeza que a fé, em tempos de escravidão, pôde fortalecer vários homens e mulheres na missão da paz vinda de Jesus Cristo.

 

Luiz Tavares

Please reload