Mensagem de Dom Carlos por ocasião do falecimento de Dom Vicente Joaquim Zico

06/05/2015

Trenzano, 05 de maio de 2015

Meus caros padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas,

irmãos e irmãs da Diocese de Castanhal,

Eu e toda a nossa Diocese de Castanhal, Igreja caçula da Arquidiocese de Belém, que nasceu pela vontade e o propósito firme de dom Vicente, vivemos com profunda comoção e tristeza a partida ao céu do nosso muito querido Dom Vicente Joaquim Zico que tanto sonhou, quis e trabalhou para a criação da nossa Diocese de Castanhal, o pastor que ordenou diversos padres de nossa diocese, o meu pai espiritual de quem recebi a ordem episcopal, meu amado Arcebispo de quem aprendi a ser pastor e com quem colaborei como Bispo Auxiliar ao longo de mais de oito anos, meu grande amigo e irmão de quem recebi grandes lições de bondade, mansidão, alegria e paz, o melhor torcedor e admirador da nossa Igreja Local que sempre acompanhou com seu carinho cada passo da nossa caminhada.

Suas palavras vibrantes e animadoras proferidas ao término da celebração dos 10 anos de nossa diocese são o testamento vivo de seu amor por nós e por nossa Diocese, a menina dos seus olhos. Se a tristeza é grande por sua partida ao céu, maior é a gratidão a Deus pelo testemunho de santidade, de amor a Cristo e a Igreja e pelo dedicado e incansável serviço pastoral que Dom Vicente prestou a Arquidiocese de Belém, a nossa Diocese de Castanhal, a Igreja da Amazônia e do Brasil e a mim pessoalmente. Deus seja louvado por tudo que realizou entre nós através do santo pastor, Dom Vicente!

Nesta hora nos solidarizamos com Dom Alberto, Arcebispo de Belém, com seus bispos auxiliares, seu Presbitério e com todo o povo de Deus da Arquidiocese expressando a eles nossos pêsames.

Cheguei domingo à noite na Itália e nesta madrugada procurei uma passagem para poder estar presente na missa de quarta feira ás 15 horas, mas não consegui, pois o voo chegaria a Belém somente as 22.00 hs de quarta feira.  Meu coração está aí com todos vocês, em profunda comunhão espiritual através da oração.

Na certeza que Dom Vicente agora intercede por todos nós que o conhecemos e quisemos bem nesta terra e que do céu consola a todos, convido-vos a celebrarmos juntos como Diocese de Castanhal, na Catedral, o trigésimo de sua partida ao céu, na noite de sexta feira 05 de junho próximo.

Com a benção do Senhor deixo para todos minha sincera saudação e meu abraço fraterno.

+ Carlos

Bispo de Castanhal do Pará