Formação na Paróquia São José

Pequenas comunidades se preparam agora para envio

A Paróquia de São José, em comunhão com toda a Igreja Diocesana, realizou a segunda etapa da formação para animadores de pequenas comunidades no domingo da Ascensão do Senhor, dia 17 de maio, das 8 às 13 horas, no salão paroquial da matriz. O encontro de formação contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, entre elas: coordenadores das pastorais, grupos, movimentos e comunidades, além dos animadores e componentes dos pequenos grupos existentes na paróquia.

O projeto diocesano é fruto das proposições aprovadas na terceira Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em novembro do ano passado, que deliberou a realização da formação e acompanhamento de missionários, visando a conversão pessoal e a transformação das comunidades paroquiais. A Diocese de Castanhal, orientada pelo documento número 100 da CNBB, intitulado “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, deseja promover a conversão das paróquias multiplicando comunidades pequenas e acolhedoras. Para isso proporcionou, inicialmente, a formação para as equipes paroquiais da Escola de Evangelização no cenóbio, no período de 10 a 12 de abril, passado. Essas equipes, juntamente com os párocos, estão coordenando todo o processo de conversão pastoral, formação e acompanhamento dos animadores das pequenas comunidades nas paróquias.

A paróquia de São José continuará promovendo a formação para animadores dessas pequenas comunidades, e espera multiplicá-las dentro dos próximos anos ao aplicar a metodologia apresentada. A formação é realizada através de vídeos produzidos pela Escola Diocesana de Evangelização e consiste basicamente em orientar os animadores a desenvolverem e praticarem oito atitudes fundamentais para que as pequenas comunidades possam crescer e se multiplicar, gerando comunidades que experimentem viver o amor, a fraternidade, a comunhão e o acolhimento aos irmãos, seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs descritas no livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47).

Os animadores que participaram dos encontros de formação receberão o envio do bispo na celebração da Vigília de Pentecostes na Catedral, dia 23 de maio, às 19 horas e serão apresentados à comunidade paroquial no Domingo de Pentecostes, dia 24 de maio, na missa das 19h30min.

Contamos com as orações de todos os paroquianos pela conversão pastoral de nossa paróquia e pela fidelidade e compromisso dos animadores de nossas pequenas comunidades.