Seminaristas recebem o Ministério do Acolitato

A Igreja é construída do serviço e doação de muitos: uns doam bens e valores outros a própria vida.

Padre Pedro, reitor do Seminário, e Dom Carlos Verzeletti, Bispo Diocesano, tiveram a alegria de, no final da tarde, desta quinta-feira, 25 de junho, celebrar o Ministério do Acolitato aos seminaristas Aler Anderson, Roberto Meskita e Rarimadson Brito, no Seminário São João Paulo II - Seminário Maior da Diocese - os mesmos já haviam recebido o Leitorato no ano passado.

O Leitorato e o Acolitato são ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).

O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extra ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.