Congresso Eucarístico Nacional

19/02/2016

Com inscrições abertas evento conta com grande participação da Diocese de Castanhal

Em agosto deste ano, Belém sediará o 17º Congresso Eucarístico Nacional com o tema “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão” esta é a segunda vez que a capital paraense vai sediar o evento que acontece no ano em que Belém celebra 400 anos de fundação e de evangelização.

O evento contará com a presença de cardeais, bispos, padres, religiosos e alguns representantes oficiais do vaticano. O primeiro congresso aconteceu em Lille na França, em 1881, com o tema “A Eucaristia salva o mundo” inspirada por São Pedro Julião Eymard, apóstolo da Eucaristia, Emília Tamisier tomou a iniciativa de organizar, com a ajuda de outros leigos, com aprovação do Papa Leão XIII. Com o pontificado de Pio XI, os congressos começaram a ser celebrados rotativamente em todos os continentes, ganhando assim uma dimensão missionária.

Os primeiros congressos exprimiam a presença viva da pessoa de Cristo no sacramento da Eucaristia, na adoração solene e em grandiosas procissões.

Apareceram os Congressos Nacionais Diocesanos com a finalidade de sempre, dar a conhecer melhor, amar e servir Nosso Senhor Jesus Cristo no seu mistério eucarístico, centro da vida da Igreja e da sua missão para a salvação do mundo.

No Brasil até agora já tivemos 16 Congressos Eucarísticos, o primeiro realizado em 1933 em Salvador/BA, o último em Brasília em 2010. O CEN é uma grandiosa reunião de pessoas que professam a fé católica na realidade da santíssima eucaristia e que desejam dar testemunho na presença real do Senhor Jesus.

A Diocese de Castanhal como vizinha mais próxima da Arquidiocese de Belém tem na sua programação de 2016 as datas marcadas para participação massiva neste tão importante evento, que iniciará no dia 15 de agosto seguindo por toda aquela semana. Para os jovens da Diocese o bispo destacou na agenda o dia 19, quando haverá uma celebração de missa destinada a juventude no Mangueirão. Para as paróquias ficou dia seguinte (20), quando estas deverão organizar-se em caravanas para estarem lá juntas.

Todos são convidados a caminhar conosco rumo ao 17º Congresso Eucarístico Nacional, vamos juntos preparar mais esse grande evento, sua oração conta muito.

O site para inscrições e informações aqui.