Encerrou nesta quinta o encontro dos padres no Cenóbio

05/05/2016

O Cenóbio da Transfiguração recebeu em seus espaços nos dias 4 e 5 de maio, os padres da Diocese de Castanhal, que se encontraram para retiro, formação, atualização e discussão de eventos previstos na agenda diocesana.

O encontro, embora ministrado pelo bispo Dom Carlos Verzeletti, tem ampla participação dos presentes que interferem quando se fazem necessárias sugestões ou observações, tornando os conteúdos ainda mais proveitosos.

Dentre os assuntos tratados, o Congresso Eucarístico Diocesano foi pauta da manhã de quinta, 5, para tratar acerca da estrutura do evento, especialmente como se dará a acolhida e alojamento para as paróquias que virão à Castanhal nos dois dias do congresso, de forma que os padres fiquem atentos em relação as informações que deverão ser repassadas de imediato quanto ao número de participantes naqueles dias.

Ainda relacionado ao Congresso, o bispo expôs as muitas comunidades ainda sem sacrários, e por ocasião do mesmo pediu aos padres que se dediquem na implementação da Eucaristia nestas comunidades, cuidando também de formar o povo como também destacar ministros extraordinários da Eucaristia para atuar na comunidade, além de catequeses e acompanhamentos. O bispo reforçou da sua preocupação quanto a isto e pediu que seja logo colocado esses sacrários e também promova as formações.

O que mais haverá no congresso

Para o congresso será necessário que a paróquia com seus paroquianos velas; bandas de música, se houver; bandeiras; mapa do município ou área de atuação da paróquia e núcleos de Cáritas além de outras atividades como renovação dos ministros extraordinários da Eucaristia.

Na discussão foi recomendado que crianças de colo ou muito pequenas não sejam levadas para a jornada devido as acomodações de caráter missionário (quando não se exige muito conforto), ou pessoas com algum tipo de distúrbio que não possibilite ser responsáveis por si mesmas.