Dom Carlos encontra Autoridades Municipais do Nordeste Paraense

Foto Erivan Freitas

O Bispo Dom Carlos Verzeletti esteve reunido nesta sexta –feira 17, com autoridades dos municípios da região nordeste do Pará onde está situada a Diocese de Castanhal.

Dom Carlos, iniciou com uma leitura dirigida, abordando parte da Constituição conciliar, Gaudium et Spes - “Alegria e Esperança”, do Papa Paulo VI, que trata da relação da Igreja e sua inserção no mundo contemporâneo.  Diz o Documento: “A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço dos homens”.  Esta Constituição, promulgada durante o Concílio Vaticano II, centra-se, também, em diversos problemas da atualidade como explosão demográfica, desigualdades sociais e o perigo das guerras com armamentos nucleares, além de problemas culturais e econômicos.

Durante o diálogo com os presentes e após ouvir a exposição de alguns Prefeitos e Vereadores, as dificuldades e desafios  em suas gestões administrativas frente a crise econômica atual nos municípios, o Bispo falou, também, da realidade  dos jovens  aqui da Diocese, da dificuldade de se fixarem nas suas comunidades depois que terminam o ensino médio: “ nossos jovens precisam ser incentivados e oportunizados para continuar a viver e manter-se na terra da qual seus pais, avós viveram ou vivem, dizendo que é impossível continuar esse êxodo para as grandes cidades. Na oportunidade ,fez  referência  à  Escola das Artes São Lucas,  dos cursos técnicos profissionalizantes que a escola oferece  a toda região.

Estiveram presentes no encontro autoridades dos municípios de Quatipuru, São João da Ponta, Capanema, Vigia, Terra Alta, entre outros.

Foto Erivan Freitas