III Visita Pastoral na Diocese de Castanhal

Foto: Erivan Freitas

A diocese de Castanhal iniciou um importante período neste último domingo 26 de março – a terceira Visita Pastoral de Dom Carlos. A primeira paróquia a ser visitada é a catedral, que celebrou com missa a alegria desta importante experiência.

Pela terceira vez, a paróquia recebe a VP, renovando e animando o compromisso missionário.

Já no início da missa, as comunidades foram se apresentando com faixas e imagens de padroeiros, na procissão de entrada. Imagens e faixas ficaram no mezanino e na área da Pia Batismal, durante toda a missa.

A saudação em nome da comunidade coube ao padre Rarimadson e ao comentarista, que convidaram o povo a rezar por este período. O bispo, após consagrar de joelhos em frente ao altar a Visita, também falou da alegria de poder estar mais uma vez nessa missão mais direta, de encontro, de “ouvir e falar mais de perto”, na Paróquia Catedral e logo em outras paróquias da Diocese.

Foi uma missa de muita participação nos cantos e orações, já no clima animado de missão que percorrerá a paróquia durante esta semana e que envolverá todas as comunidades, pastorais e alguns espaços públicos como escolas e hospitais.

No ofertório, foi introduzido o brasão episcopal com a mensagem que resume bem a visita pastoral – que conheçam a ti, ó senhor.

A expectativa de bons frutos desse período de intensificação da missão transparece nos paroquianos. “Tem grande importância para a comunidade, reaviva a fé das pessoas, reanima as comunidades e famílias”, comentou o diácono Domingos Sávio.

“É um momento de graça poder encontrar mais de perto cada comunidade, cada pastoral, movimento... Encontrar as pessoas e poder confirmar na fé a todos”, disse dom Carlos ao final da missa.