CAPANEMA HOMENAGEIA SÃO FRANCISCO NA SUA 40ª ROMARIA

04/10/2017

“40 Anos de Fé e Devoção rumo a Nova Assis. “Laudato Sì, mi Signore` - Louvado sejas Meu Senhor” , cantava são Francisco de Assis. Cantos, reflexões e meditações marcaram a tradicional Caminhada do 11, hoje ROMARIA DE SÃO FRANCISCO, no município de Capanema. Foram dias de muito trabalho na preparação do percurso da ROMARIA. Segundo Emanuel, da TV Mãe de Deus de Capanema, a ROMARIA ganhou maior destaque neste ano, em que se comemoram 40 ANOS de caminhada com São Francisco, quando Frei Rodrigo , pároco, idealizou, e com a colaboração das Famílias, construiu 11 oratórios no percurso de 11 km de Capanema até Nova Assis, comunidade onde está situada uma Igreja dedicada ao Santo. Aproximadamente 30 mil pessoas participaram da caminhada levando o andor com a imagem do Santo. Tudo teve início às 02h da madrugada, quando uma multidão se aglomerava em frente à Igreja de São Francisco na zona urbana da cidade de Capanema, rumando até Nova Assis, e por volta das 07h da manhã chegavam até Nova Assis. Os romeiros meditaram passagens da vida de São Francisco, estas visualizadas nas figuras, ora desenhadas, ora talhadas pelo artista Renan, jovem capanemense, e pelo arquiteto Jeová Barros, ambos colaboradores da Festa. D. Carlos durante sua homilia, falou da vida de São Francisco, da sua opção, vocação e dedicação à Igreja, principalmente de se colocar ao lado dos pobres e pequenos.

Texto de Vania Sagresti

Fotos de Everardo Freitas.