FORMAÇÃO - O primeiro passo

16/11/2017

Passos a serem dados

------------------------------------------------------

Olá amigos da Diocese de Castanhal, daqui do site e todos aqueles que têm acompanhado nossas atualizações com muita dedicação. Esta semana, de 13 a 17 de novembro, estamos realizando um conjunto de ensinamentos realizados por Dom Carlos acerca da "Família como berço da iniciação cristã."

Os textos estão chegando em seu email todos os dias, se você já é cadastrado em nosso site, caso ainda não seja, estará sempre disponível diariamente aqui na página.

-----------------------------------------------------

Para ajudar nesse processo, na sequência apresento algumas sugestões para o desenvolvimento desta ação catequizadora.

1. O 1º passo que devemos dar é investir no primeiro anúncio voltado para os adultos.

O Papa Francisco lembra que: “No coração de cada família, deve ressoar também o querigma, a tempo e fora de tempo, para iluminar o caminho. Todos deveríamos poder dizer, a partir da vivência nas nossas famílias: «Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1Jo 4, 16).

Só a partir desta experiência é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domésticas e fermento evangelizador na sociedade” (AL 290)

Para esta etapa inicial precisamos preparar casais evangelizadores que visitem e acompanhem aqueles casais que querem casar, os que estão esperando o nascimento de um filho ou os que pediram o batismo para seu filho. Em lugar de esperar que venham até nós, precisamos surpreender com nossas visitas, nossa atenção e nosso carinho aqueles pais que estão afastados da igreja, ganhar sua confiança, anunciar-lhes a alegria do Evangelho e ajudá-los a encontrar-se com Jesus Cristo. O 2° passo, para os pais que ainda não receberam alguns sacramentos da iniciação cristã, será o de introduzi-los num grupo de adultos para o itinerário catecumenal proposto para essa finalidade.

Dom Carlos Verzeletti

Bispo da Diocese de Castanhal