Castanhal receberá no próximo dia 29/10, a Relíquia e a Imagem jubilares de São Francisco de Assis

28/10/2018

Castanhal terá o feliz privilégio de receber no próximo dia 29/10, a Relíquia e a Imagem jubilares de São Francisco de Assis, que está peregrinando por todas as fraternidades franciscanas seculares do país.

Essa peregrinação ocorre na celebração do jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular que ocorrerá em 2021. Aos 20 de maio de 1221, foi aprovado pelo Papa Gregório IX a “Memoriale Propositi”, primeira Regra dos Irmãos da Penitencia – como se chamavam na época - marco do início do ramo secular da grande família fundada por São Francisco de Assis.

Os Franciscanos Seculares estão inseridos nas suas comunidades e paróquias exercendo as mais diversas atividades nas diversas pastorais. São catequistas, ministros extraordinários da eucaristia, formadores, mediadores, acolhedores, cuidadores, coordenadores de comunidades etc.

Para melhor celebrar tão grande momento de nossa história, o Conselho Nacional da OFS pensou em fazer peregrinar por todas as fraternidades do Brasil a Relíquia e uma Imagem de São Francisco de Assis. A imagem foi recebida como presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, de caráter primário (um fragmento de osso), foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, ambas vindas de Assis, na Itália. A peregrinação teve início em 2015 e deverá terminar em 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todos os estados do Brasil.

Neste Ano Nacional do Laicato, a visita da Relíquia de São Francisco de Assis é instrumento para despertar no coração dos batizados o compromisso missionário, pois “A Francisco de Assis, o Cristo Crucificado ordenou: ‘Vai e reconstrói a minha Igreja’” (Doc. 105 CNBB, n. 1), tarefa urgente dos cristãos leigos e leigas, que a realizam pelo testemunho, na vivencia de uma Igreja em saída.

Vivendo o ecoar da Campanha da Fraternidade de 2018, com o tema: “Fraternidade e Superação da Violência”, somos chamados a viver todos como irmãos (cf. Mt 23,8). A vida evangélica de Francisco de Assis nos impele a ser autênticos instrumentos da paz que vem do Senhor, promovendo a fraternidade universal.

Nossa Igreja local se alegra com esta tão fraterna presença do Pobrezinho de Assis e convida a todos para participar intensamente da bela programação jubilar:

PROGRAMAÇÕ DA VISITA JUBILAR

29/10 - Segunda

19h00 - Missa de Abertura da Peregrinação – Presidida por Dom Carlos Verzeletti (Capela São Francisco das Chagas – BR 316)

30/10 - Terça

08h30 – Visita à Câmara Municipal

17h00 – Visita à Comunidade Santa Clara de Assis

18h00 – Veneração Pública e Missa na comunidade São Francisco de Assis (Iracema)

31/10 - Quarta

Manhã – Visita aos enfermos e hospitais

16h00 – Veneração Pública na Matriz de Cristo Rei (Bairro do Milagre)

17h15 – Veneração Pública seguida de Missa na Matriz de São José

01/11 - Quinta

- 09h00-11h30 – Veneração Pública na Capela São Francisco das Chagas (BR 316)

- 16h00 – Veneração Pública na Capela São Francisco (Morrinho)

- 17h00 – Saída da Procissão para a Catedral com Missa de encerramento na chegada.