57ª Assembleia Geral dos Bispos prepara diretrizes evangelizadoras do Brasil

02/05/2019

Reunidos em Aparecida (SP), os bispos do Brasil iniciaram os trabalhos da 57º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Vindos de todas as dioceses do Brasil, os bispos preparam nesta assembleia as diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil para os próximos anos.

A Assembleia Geral da CNBB acontece todos os anos e é o sinal visível da colegialidade e da comunhão dos bispos do Brasil e tem por objetivo discutir os principais assuntos pastorais, sejam eles espirituais ou temporais, e os problemas na vida das pessoas e da sociedade, encarados na perspectiva da evangelização.

Neste ano o tema central da Assembleia Geral são as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A Igreja não comunica a si mesma, mas o Evangelho, a pessoa de Jesus, presente, vivo e atuante em cada realidade. Por isso é necessário traçar um plano, ou ainda mais, pensar em elementos inspiradores para o trabalho evangelizador da Igreja.

Durantes estes dias, em Aparecida, os Bispos concluem a elaboração deste documento, que começou em 2018, que está sendo construído sobre quatro pilares: a Palavra, fonte e fundamento de toda evangelização; a Liturgia, expressão da espiritualidade da Igreja; a Caridade, virtude que ajuda o povo de Deus a construir um mundo melhor; e a Missão, pela qual a Igreja se realiza, pois não vive para si mesma.

A estrutura do documento está voltada para quatro eixos que se complementam entre si e são um olhar atento às necessidades da Igreja no Brasil; são eles: aprofundamento dos rumos da Igreja no mundo urbano atual, o olhar dos discípulos missionários, uma retomada à inspiração das primeiras comunidades cristãs e indicadores para a ação da igreja nos centros urbanos.

A Assembleia demanda dos bispos que tenham de fato um olhar de pastores sobre o Brasil inteiro, levando em conta todas as realidades, num plano geral, sem, porém, desconsiderar particularidades que se configuram como urgências. Durantes estes primeiros dias, os bispos revisam, estudam e aprimoram o texto das Diretrizes, que ainda este ano chega nas mãos de todo o povo de Deus.