O Conselho Diocesano de Pastoral – Maior  Instrumento de Comunhão de uma Diocese.

Está reunido desde ontem, 30 de maio, no  Cenóbio da Transfiguração, o Conselho de Pastoral da Diocese de Castanhal. É o maior instrumento de comunhão de uma Diocese em sua caminhada pastoral e, presidido pelo Bispo, congrega padres, diáconos, religiosos e religiosas, coordenadores das pastorais, movimentos  eclesiais  e  lideranças das Pequenas Comunidades  existentes no âmbito da Diocese.

Com o tema da Carta Pastoral 2019 de: “Uma Igreja que se aproxima, escuta, ilumina, as Famílias , os Jovens, as Periferias”, o Conselho objetiva  avaliar  sua caminhada, revendo práticas e  propondo  ações evangelizadoras que, sob a  ação do Espírito Santo  e à luz da Palavra de Deus, conduzirão á  grande  Assembleia Diocesana, evento celebrado de 4 em 4 anos, e que  acontecerá em novembro próximo.

Na abertura , Dom Carlos, ao cumprimentar os presentes, lembrou que o encontro é  o momento  que “ prioriza  a  comunhão da Igreja”  e que  seus membros são  “porta-vozes de toda a multidão que forma a Diocese e,  ao mesmo tempo, aqueles que irão orientar para uma caminhada de comunhão”.

Na programação desta sexta feira, 31, o secretário diocesano de pastoral, Victor Paiva, Ofs, apresentará  a Avaliação   Pastoral  do Quadriênio  2015 -2019:  síntese do percurso vivenciado nas bases, em suas vertentes sócio-religiosas,   e o Bispo Dom Carlos Verzeletti  fará a exposição do novo documento: “ Diretrizes  Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja  no Brasil   2019-2023”, resultado da 57ª Assembleia da CNBB, em abril de 2019.

Ainda, como parte da programação do dia, haverá  a participação na ordenação presbiteral dos diáconos João Ricardo, Antonio e André, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, às 19:00h.

Para o sábado, estão previstos os grupos de trabalhos; propostas de encaminhamentos e aprovação em plenária, com a  aprovação da Ata da primeira reunião anual do Conselho Diocesano de Pastoral