DIOCESE REALIZA FORMAÇÃO PARA OS AGENTES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

03/06/2019

Neste sábado e domingo (01 e 02 de junho), no Cenóbio da Transfiguração, realizou-se a formação anual dos agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de todas as partes da Diocese. Serviços como TV, Rádio, Site e Mídias Digitais em geral, das mais diversas paróquias, se fizeram presentes para estudar e partilhar experiências.

O encontro trabalhou três aspectos do serviço da comunicação na Igreja: espiritualidade, técnica e pastoral. A técnica foi vista nas oficinas de texto, fotografia e vídeo, ministradas pela jornalista Berna Lameira e pelo agente pastoral Erivan Freitas. A espiritualidade foi regada pela apresentação e meditação da Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem por tema: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana, realizada pelo agente pastoral Luciano Bezerra, e pelas celebrações e momentos orantes focados na teologia da comunicação.

A dimensão pastoral foi ilustrada na fala de Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano, que abriu o encontro com suas palavras de encorajamento e provocações, ressaltando que uma comunicação evangélica é aquela que se aproxima e faz aproximar; e pela discussão dirigida pelo Secretário Pastoral Diocesano, Victor Paiva - OFS, sobre a PASCOM na ótica da pastoral de conjunto e na vivência eclesial diocesana, que destacou a necessidade da perspectiva sinodal, da comunhão e da dimensão do serviço, como também da necessidade de sistematizar as ações da PASCOM.

O encontro teve como encaminhamento a realização de um dia para a comunicação em nível paroquial e das visitas da Equipe Diocesana, tendo a frente a atual coordenadora Vânia Sagresti, às foranias e paróquias no segundo semestre deste ano.

Autoria: Victor Paiva,ofs / Foto: Paulo Correa