IGREJA DE CASTANHAL SE REÚNE NO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL

03/06/2019

Do dia 30 de maio ao 01 de junho, no Cenóbio da Transfiguração, a Diocese realizou a reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral – órgão de comunhão que envolve o bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, como também as lideranças leigas diocesanas e paroquiais – para avaliar e planejar a ação evangelizadora da Igreja.

O Conselho deste ano se coloca nos caminhos de preparação para a grande Assembleia Diocesana de Pastoral, que será realizada dos dias 20 a 23 de novembro, em vista de planejar as diretrizes pastorais diocesanas para o próximo quadriênio.

Os objetivos desta seção do Conselho foram: avaliar o quadriênio cessante e conhecer as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2019-2023). A Secretaria Pastoral Diocesana apresentou, na manhã da sexta-feira (31) a síntese dos relatórios avaliativos enviados pelas paróquias e pastorais diocesanas, que foi discutida em plenária a partir do que foi alcançado e o que não foi alcançado das proposições do quadriênio. Pela tarde, Dom Carlos Verzeletti, apresentou as diretrizes nacionais e ofereceu pistas para discussões em grupos.

Na manhã do sábado (01), os conselheiros discutiram em plenária geral sobre possíveis caminhos pastorais para a evangelização dos próximos anos no território da Diocese de Castanhal. Em suas falas, Dom Carlos destacou a importância da sinodalidade e do trabalho em comunhão, como também da centralidade da Palavra e das pequenas comunidades, que são a base da ação eclesial na Diocese.

Nos meses que seguirão até a Assembleia de novembro, as paróquias e pastorais realizarão outras discussões e encontros para apresentar propostas concretas de planejamento pastoral.

Autor: Victor Paiva,ofs / Fotos: Erivan Freitas