CATEDRAL GANHA LIVRO ILUSTRADO

25/07/2019

Já faz tempo que a catedral de Castanhal merece um livro que fale não só de sua beleza, visto que isso é já evidente, mas também do significado simbólico, o que é uma riqueza, não só pela quantidade, mas pela profundidade que cada obra oferece, pois não é pouco o número de visitantes que passando pela catedral perguntam se não existe algo que possam adquirir e levarem consigo, contendo imagem e significado de tudo aquilo que vislumbram.

 

Finalmente este desejo será atendido, pois nos últimos meses Dom Carlos Verzeletti tem reunido um grande número de pessoas, de dentro e fora da diocese, como é o caso da professora Maria Francisca Pereira, escritora e pesquisadora de temas sacros, de Brasília, que foi convidada pelo bispo para revisar todo o material junto com diversos outros integrantes locais, como padres e leigos. Assim, o livro nasce sob a perspectiva de diversos olhares, claro que Dom Carlos é um dos principais narradores dessa história, pois ninguém esteve tão dentro do projeto quanto ele. Aí sim, essa é a principal possibilidade que o livro tem de trazer tanto significado para os seus detalhes, ninguém, se não o bispo, escutou pessoalmente cada artista, antes e depois de cada obra.

 

Agora depois de pronto, já na sua fase de diagramação, nos restará ter um pouco mais de paciência, pois o processo de impressão requer pelo menos um mês, possibilitando o lançamento para o encontro nacional de arquitetura e arte sacra a ser realizado em Castanhal no próximo mês de setembro com presenças de grandes nomes nacionais e internacionais no campo da arte.

 

 

 

Please reload