4ª Assembleia Diocesana

22/11/2019

A Diocese de Castanhal está realizando um de seus mais importantes eventos, importante porque este tem o compromisso de pensar, avaliar e programar todo o calendário para os próximos 4 anos.

A Assembleia Diocesana começou no dia 20 de novembro e só encerrará no próximo 23, participam do evento padres da Diocese, religiosos e religiosas, diáconos, ministros extraordinários e leigos representantes de pastorais e de comissões paroquiais. Como já foi dito, no encontro eles se reúnem em grupos para planejarem e pensarem saídas importantes para os desafios da Igreja no solo amazônico, nossa realidade.

O povo respondeu bem, de 200 que já estavam inscritos compareceram 250 pessoas. O mais importante membro do evento são as paróquias, visto que são elas os braços da Diocese e que chegam até as mais pequenas comunidades  que também dependem dos resultados da Assembleia.

Dom Carlos ainda lamentou a falta de alguns padres e membros para a abertura, ressaltando que não se pode ter nada mais importante que a Assembleia, fora isto, agradeceu e parabenizou aos que já estavam presentes, na mesma oportunidade falou de sua experiência no Sínodo para a Amazônia, encontro que participou recentemente no Vaticano e na oportunidade mostrou algumas fotos do mesmo. Vitor, secretário de pastoral, também na abertura, pediu que os participantes fossem humildes e de certa forma dispostos a abrir mão de uma colocação se caso ela não fosse acolhida pelos membros, pediu ainda que não se formassem grupinhos paralelos àqueles delegados pelo próprio encontro.

Na manhã de quinta o professor Mário Tito, expôs para os participantes a atual realidade da Amazônia, contextualizada numa visão global. O evento segue, e até o seu final ainda teremos muitos resultados e discussões que ajudarão e nortearão a nossa Igreja Particular neste chão da Amazônia.